[VÍDEO] Prêmios em Editais e o Imposto de Renda Retido: Como Calcular?

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Nos últimos dias alguns editais (Proac e Funarte) foram divulgados. Alguns desses editais permitem a inscrição de proponente pessoa física.  Abaixo segue um trecho sobre o imposto a ser descontado, do edital Funarte (Premio Artes na Rua – Pessoa Física)

PARÁGRAFO ÚNICO: no pagamento de prêmios a Pessoas Físicas, haverá  retenção de Imposto de Renda na Fonte. Os prêmios pagos a Pessoas Jurídicas não estão isentos de tributação (Imposto de Renda), embora não sofram retenção na fonte.

Nesse caso, as dúvidas são as seguintes:

1 – Qual a taxa que será descontada(retida)  (27,5%)? É sobre o valor total do prêmio?

2 – Já devo calcular esse desconto e deixar discriminado no orçamento do projeto?

3 – Em todos os projetos para editais devo prever essa taxa de imposto? Pois o aviso (conforme trecho acima) só tem no edital da Funarte. Nos editais Proac eles não dizem nada a respeito.

Para tirar essas dúvidas eu gravei esse vídeo, onde ensino como calcular o Imposto de Renda Retido nesse caso.

Essa dúvida acima foi enviada pela Lúcia, que é leitora aqui do site. Se você também tiver alguma dúvida sobre editais ou leis de incentivo é só escrevê-la nos comentários abaixo, que gravarei um vídeo tirando sua dúvida, do mesmo jeito que fiz com a Lúcia!

Esse vídeo faz parte de uma série de vídeos com dicas sobre elaboração de projetos e Captação de Recursos. Eles são postados diariamente. Para recebê-los em primeira mão é só inscrever-se na nossa lista exclusiva:

Compartilhar conhecimento faz bem, a você e a quem recebe! Se você acha que esse conteúdo pode ser útil para alguma pessoa que você conheça, compartilhe agora esse conteúdo com ela.

Compartilhar Agora

Agradeço imensamente a ajuda

Forte Abraço

Claudio Machado é gestor cultural, músico, empreendedor e apaixonado pelo que faz! Quer saber mais? Clique aqui.

 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *